sexta-feira , 12 abril 2024
Lar Sem categoria Lula participa de reunião entre governo e oposição venezuelanos
Sem categoria

Lula participa de reunião entre governo e oposição venezuelanos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de um encontro entre a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, e o advogado Gerardo Blyde, um dos líderes da oposição no país, nesta segunda-feira (17), em Bruxelas, às margens da 3ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia. A reunião também contou com a participação do presidente da França, Emmanuel Macron, do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e do presidente da Argentina, Alberto Fernández. A realização do encontro foi confirmada pelo Palácio do Planalto, que não deu detalhes sobre o que foi abordado entre os participantes.

Bruxelas, Bélgica, 17.07.2023 - Reunião com o Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, o Presidente da Nação Argentina, Alberto Fernández, o Presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro, e a Vice-Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Delcy Rodríguez, na III Cúpula CELAC-UE.  Foto: Ricardo Stuckert/PR

Vice-Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Delcy Rodríguez, ao lado de Lula e Macron – Ricardo Stuckert/PR

A Venezuela terá eleições gerais no ano que vem e a oposição no país questiona decisões de órgãos públicos que inabilitaram alguns de seus principais candidatos. No caso mais recente, a ex-deputada María Corina Machado foi condenada à perda de direitos político por 15 anos. Também políticos de oposição, Henrique Capriles e Freddy Superlano estão igualmente inabilitados para concorrer à presidência do país. A data das eleições em 2024 ainda não foi definida.

Cúpula

Mais cedo, em discurso na abertura da Cúpula Celac-União Europeia, Lula abordou temas como democracia, criticou extremismos políticos, condenou a guerra na Ucrânia, falou sobre meio ambiente e combate à fome e voltou a defender uma nova governança global entre as nações. O encontro reúne cerca de 60 líderes europeus, latino-americanos e caribenhos.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Recent Comments

Nenhum comentário para mostrar.

Artigos relacionados

Morte de quilombola faz TJ retomar caso contra transporte ilegal em GO

Após 8 anos de caso engavetado, TJ obriga prefeitura a ofertar transporte...

Dengue: SUS aprovou vacina em 2016, mas empresa desistiu de processo

Em 2017, laboratório Sanofi pediu incorporação ao SUS da vacina contra a...

Diretoria

Sindetran-DF O Sindicato dos Servidores do Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas

Controle de armas, proteção da região amazônica, combate ao tráfico de drogas,...