É quase impossível conter a emoção quando vemos um brasileiro subindo com uma medalha no pódio das olimpíadas. Com suor e lágrimas, os atletas conseguem representar o melhor da nossa nação e, por isso, nos sentimos tão próximos deles. Na verdade, em alguns casos, somos vizinhos deles, já que os esportistas brasilienses ganharam 13 medalhas olímpicas, sendo seis de ouro.
De acordo com levantamento do Metrópoles, utilizando dados do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), as cidades de Taguatinga, Ceilândia, Santa Maria, Sobradinho e Plano Piloto são as regiões do Distrito Federal que marcaram presença nos pódios dos jogos. Na galeria dos “imortais” olímpicos, 10 atletas do DF foram premiados.
Além das seis medalhas de ouro, foram três de pratas e outras quatro conquistas de bronze. O vôlei é responsável por seis triunfos de brasilienses, mas há vitórias no futebol, atletismo, judô, vôlei de praia e marcha atlética.
A última medalha foi ganhada por Caio Bonfim, natural de Sobradinho, que conquistou uma prata histórica na marcha atlética durante a prova de 20 km na quinta-feira (1º/8). O triunfo ocorre 40 anos após a primeira vez que uma pessoa nascida no DF venceu em uma olimpíada.
Deixe um comentário