terça-feira , 26 agosto 2025
Lar Últimas notícias Atuação conjunta é essencial no combate à dengue, destaca secretária
Últimas notícias

Atuação conjunta é essencial no combate à dengue, destaca secretária

Lucilene Florêncio participou, nesta terça-feira (28/2), de uma coletiva de imprensa no Ministério da Saúde. O DF registrou mais de 100 mil casos de dengue desde o início do ano.
O Ministério da Saúde (MS) realizou, nesta terça-feira (28/2), uma coletiva de imprensa para apresentar o cenário epidemiológico da dengue no país. Durante o encontro, a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, enfatizou que diversas partes devem atuar juntas para prevenção e cuidado.
“O combate à dengue é um trabalho intersetorial. Quando falo da doença, falo de hábitos de vida, do que posso lançar na educação, de todos cuidados e da prevenção”, destacou Lucilene. Os dados do último boletim divulgado pela SES-DF registraram 100.558 casos prováveis da doença desde o início de 2024. Somente na última semana, foram mais 19.150 casos. Ainda segundo o documento, ocorreram 55 óbitos por dengue na capital, além de outros 82 que estão em investigação.

A secretária representava o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na coletiva. Ela destacou ainda como o comportamento atípico da dengue nos estados, em especial no Distrito Federal, tem afetado a saúde pública. “O DF conta com mais de 100 mil casos prováveis da doença e estamos lutando para combater o mosquito”, pontuou.

A gestora da pasta da saúde relembrou as ações de intensificação no cuidado, como a realização do Dia D de combate à doença, que tem ocorrido todo fim de semana na capital, aumento da testagem e do acesso à população aos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Aumento de casos
De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o comportamento atípico do vírus se deve a diversos fatores, como as alterações climáticas e a mudança nos sorotipos circulantes da dengue, por exemplo. “Temos muitos casos em cidades médias e pequenas, em locais que antes não havia a doença. Isso causa uma interiorização e uma dispersão, o que levanta esforços. Há ainda uma grande incidência de casos do tipo 2 do vírus, cerca de 40% das ocorrências são deste sorotipo. É um fator inédito”, detalhou.

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2024/02/6810302-atuacao-conjunta-e-essencial-no-combate-a-dengue-destaca-secretaria.html

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Anúncio falso, prejuízo real. Como resolver a questão?

Na hora de comprar algo, problemas em relação à oferta, quantidade, origem...

INSS: próximo pagamento já poderá ter ressarcimento, garante Alckmin

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, disse, no domingo (11/5), que os...

Porteiro de escola no DF é xingado de urubu, pede punição e é demitido

Ex-funcionários, professores e responsáveis por estudantes do Colégio Everest, no Lago Sul, denunciam...

Deputados autorizam GDF a captar R$ 1,1 bi do BNDES para metrô e BRT

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (6/5), o Projeto de...